segunda-feira, 25 de maio de 2009

Espiral...

Estava numa pesquisa e descobri este texto... Transcrevo porque gostei:

"Na espiral eu danço.
Danço conforme os ritmos
Daquela que me deu a Vida
Daquela que nutre minha Vida
E que Vive dentro de mim.
Que me faz ser Donzela, Mãe e Anciã
Faz-me nascer, Nutrir e Morrer
Quantas vezes forem necessárias.
Que me ensinou a iluminar e controlar
Cada acção, cada gesto e cada palavra minha.
Festejando Solstícios e Equinócios
Na espiral eu danço
Agradecendo a Ela as bençãos recebidas
E à minha Deusa interior por tê-las realizado."

Pastelaria Gregório

Ontem fomos lanchar ao sítio que tem as melhores queijadas de Sintra, quase que me atrevo a dizer de Portugal: Pastelaria Gregório. Acho que foi "descoberta" pelos meus pais e bendita a hora! Sim porque não se fica pelas queijadas, tem um bolo mármore delicioso, umas queijadas que dão pelo nome de morangados de fazer crescer água na boca e vendem uns saquinhos para fora de bolinhos secos upa, upa! Desde as telhas, as areias, às broas de mel, são de comer e não parar até ver o fundo ao saco.
É uma casa com bastante tradição, tem um pequeno parque de estacionamento ao lado e os preços são super acessíveis, tem o senão de ser muito pequena, podendo correr o risco de lá chegar e ou comer ao balcão ou esperar por mesa. A outra alternativa é comprar a montra e ir para casa comer com um chá a acompanhar!
Para os gulosos e que adoram Sintra:
Pastelaria Gregório
Avenida Dom Francisco Almeida 35
2710-562 SINTRA
Tel.: 219232733
GPS: 38º47'59.76''N 9º22'55.67'' W

Starbucks

Assumo que não sou muito amiga da cultura americana mas confesso que morro de amores pelo Frapuccino de Morango do Starbucks! A culpa é dos "amigos da linha" que mo deram a provar numa ida a Londres...a partir daí andei em contagem decrescente até à chegada da Starbucks em Portugal! Enquanto não chegava, fui matar saudades em Sevilha e aí viciei o meu mais que tudo! Já fui às duas lojas e a de Belém está muito bem localizada e tem uma montra de bolos que nos faz esquecer todas as dietas! E o pormenor de nos tratarem pelo nome é diferente, como se nos conhecessem! A única coisa que não me agrada é na hora de pagar... mas saborear o Frapuccino é tão prazeroso que esquecemos tudo o resto!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Folgosinho


Ontem num belo petisco com os amigos, veio à conversa o restaurante no Folgosinho: O Albertino, outro belo restaurante que merece menção honrosa! O sucesso é tal que tiveram que alargar o restaurante, mas aconselho a fazer reserva. Quem andar em passeio pela Serra da Estrela, fica perto de Gouveia e vale bem a pena o desvio pois a vila é muito pitoresca e fica-se tão bem comido que nem há coragem para pegar no carro no fim da refeição.
Começa logo bem, com uma entrada de queijo da serra, chouriço e morcela mas não nos podemos alargar porque a ementa é constituída por 4 pratos e ou se come ou se come!
Parece um desfile que começa com o arroz de cabidela de coelho espectacular, leitão à Albertino assado no forno fabuloso, cabrito assado no forno (quase já não há barriga!) e termina com o javali com feijão delicioso.
Quando estamos quase a rebentar pelas costuras vem a sobremesa, não há muitos à escolha mas são excelentes e vem uma dose bem generosa! Escolhi o leite creme, que deve ter sido o melhor que já comi e ainda perguntaram se eu queria repetir!!!
Com muito custo descemos ao Bar para vir beber o café e ainda nos oferecem um copinho de aguardente que calha bem para ajudar na digestão!
Para quem gosta de comer e pagar pouco (13 € por pessoa):
Restaurante O Albertino
Largo do Adro de Viriato N.º 8
6290-081 Folgosinho
238 745 266 / 238 745 104
GPS: 40°30'37.91"N 7°30'49.30"W

domingo, 17 de maio de 2009

Festival da Máscara Ibérica

Mesmo cansada tenho de partilhar a minha experiência de hoje... Este fim de semana está a decorrer o Festival da Máscara Ibérica em Lisboa, no Rossio, e vale a pena espreitar.
Há uns stands com terras de nuestros hermanos mas o melhor de tudo é a "barraca" da Serra da Estrela onde se pode comer uma bela sandes bem servida de presunto e queijo. Para saber ainda melhor provem, noutra "barraca", o vinho branco Adega Mayor, servido num belo copo e bem fresquinho... digo-vos fiquei super fã do vinho do sr. Nabeiro.
Gosto que haja estas iniciativas em Lisboa, para poder desfrutar a cidade e senti-la com vida e animada, mais que não seja com a ajuda dos grupos presentes que traziam chocalhos e tambores que entoaram da Praça do Municipio ao Rossio - e resmas de mascarados doidos que se metiam connosco!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Páscoa 2009

Um dos almoços mais recentes e inesquecíveis foi o almoço de Páscoa numa terra chamada Imaginário e descobri-o graças a um fantástico ex-colega que aprecia boa comida e já está há mais anos nisto que eu!
Fica à saída das Caldas da Rainha, quem vai para Rio Maior e dá pelo nome de: Adega do Albertino. Sempre que penso no almoço, apetece-me pegar no carro e apanhar a A8 e sair nas Caldas! Têm um menu riquíssimo de Entradas, o qual recomendo que provem de tudo, a salada de polvo, a salada de búzios, os pimentos, o presunto com melão, a farinheira, a linguiça, o pão, a morcela (espero não me estar a esquecer de nada!).

Com isto tudo, já se ficava satisfeito mas pedimos duas meias doses, uma de cabrito e uma de polvo (que vem com este aspecto fantástico!), claro está que a acompanhar isto tudo temos o jarrinho com o Vinho da casa.

Quando se pensa que já não cabe mais nada vêm as sobremesas com o "Qualquercoisanãoseibemoquê" que acho que se adequa na perfeição àquelas pessoas indecisas ou às gulosas, pois junta pudim, doce de ovos, mousse e gelado - pouco calórico.

A cereja sobre o bolo são os mini pastéis de nata quentinhos, com umas garrafinhas à descrição - ginja, moscatel, aguardente e amêndoa amarga. E ainda uma tábua de frutos secos. É o paraíso!!! Aconselho a não condução depois deste almoço e um passeio a pé para desmoer... isso ou ficar a dormir a sesta no carro! Nota dez!!!

No final ainda somos brindados com a visita do dono, um senhor super simpático, atencioso e cheio de humor.
Para os corajosos:
Adega do Albertino
Rua Júlio Sousa, 7 -Imaginário
2500 - 312 Caldas da Rainha
Tel.: 262 835 152
GPS: 39º24'32.72''N 9º07'54.92'' W

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mais petiscos...

Por falar na Marginal, lembrei-me dum sítio onde se come uns bons petiscos e os amigos da linha gostam muito: Eduardo das Conquilhas. Foram eles que me levaram lá e gostei bastante do marisco, grande variedade e de qualidade. A cerveja também não fica nada atrás. Quanto aos caracóis, sou sincera, prefiro os da Harmonia da Beira.
Local bastante típico e está sempre cheio!
Para quem for para os lados da Parede:
Cervejaria Eduardo das Conquilhas
Rua Capitão Leitão Lote 8
2775-226 Parede
Tel.: 214573303

Fondue!

Adoro fondue! Acho que uma das primeiras prendas para a casa que me ofereceram foi um set de fondue...
É um local diferente, ideal para grupos, decorado com loiça típica portuguesa, na maioria das Caldas. Fica na Marginal e daí o seu nome: Marginalíssimo.
O preço é fixo e é tudo à descrição! Só há dois pratos: fondue ou picanha. Mas é díficil conseguir lugar, só com reserva e estão quase sempre cheios. Mas valeu a espera, superou as minhas expectativas! Vem uma travessa de fruta bastante variada, batatas e salada. A carne é de qualidade e acompanha-se duma bela Sangria.

Não se pode encher a barriga até rebentar porque é preciso deixar espaço para esta fantástica sobremesa: profiteroles! No fim só apetece rebolar na praia de tão cheios que ficamos! Espero voltar a repetir a experiência e, se possível, com os mesmos amigos!
Para quem quiser ficar de barriga cheia:
Restaurante- Bar Marginalíssimo
Rua Costa Pinto, 84 1º Dto
Estrada Marginal
2770-048 Paço de Arcos
Tel.: 918169718

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ai o Alentejo!

Confesso que sou grande apreciadora de comida alentejana...se calhar é por causa de 1/4 das minhas origens serem de lá!
Mas vamos ao que interessa, descubri este restaurante por causa dum colega que muito aprecio que, por sinal, também é alentejano!
Quando forem passear para os lados de Beja, aconselho vivamente: Taberna "A Cavalariça".
Local típico, com uns cestos nas mesas que são um amor e atendimento muito simpático. Somos brindados com uma entrada de presunto que ninguém consegue resistir, pedimos uma sopa de cação que vem com pão torrado (só pelo pão vale a pena!), muito bem servida e temperada. Quanto ao prato de carne, escolhemos porco preto na grelha, que vem acompanhado com uma travessa de batatas fritas deliciosas, caseiras. Claro que não podíamos acabar sem a bela da sericaia com ameixa de Elvas. Tudo regado com vinho tinto Chaminé, foi um almoço daqueles!
Para quem quiser experimentar:
Taberna "A Cavalariça" - Vinhos, Petiscos e Doces Regionais
Rua dos Escudeiros, 3
7780-341 Entradas
Tel.: 286 915 491

terça-feira, 12 de maio de 2009

Petiscos!

Para quem não sabe, adoro um bom petisco...
E agora estamos na altura dos caracóis. Ah! E claro, das caracoletas! Nham...
Posso dizer que já tive oportunidade de comer uns belos pratos de caracóis com um sabor a pedir uma bela imperial fresquinha e bem tirada.
Um dos melhores locais para petiscos em Lisboa: Harmonia da Beira.
Adoro lá ir, sinto-me em casa, somos super bem atendidos e a comida é um espectáculo.
Têm um casco de sapateria óptimo, umas cadelinhas e ameijoas excelentes, uma sapateira de comer e chorar por mais, um pão torrado com manteiga do melhor, um pica pau esplêndido e uns pregos com sabor a alho que dá vontade de comer dois.
Até já estou com água na boca...
Para finalizar têm como sobremesa um pudim francês que nem vos digo...
Também tem bons pratos mas ficamos sempre tão bem que já não há barriga para mais.
Para quem ficou com vontade de experimentar, aqui vão os dados:
Restaurante - Marisqueira Harmonia da Beira
Av. General Roçadas, 59 - Lisboa
Tel. 218 130 664

A razão

Sou gulosa! Gosto de viajar!
Não há nada melhor que conseguir aliar estes dois condimentos e ter uma refeição prazerosa num sítio diferente.
Há muito que tenho o "Livro Sagrado dos Cartões", onde guardo religiosamente os cartões de restaurantes que fui e me marcaram de alguma forma.
Não sendo egoísta, quis partilhar as boas experiências que tive à mesa por esse Portugal fora.
P.S. Não tenho comissão pelos restaurantes referidos. :)

ARCO Lisboa 2018

Se forem espreitar a ARCO Lisboa na Cordoaria Nacional aproveitem o que foi pensado para as crianças: