Finalmente realizei o meu desejo: ir ao Museu do Pão! (tenho muitos desejos mas este era relativamente fácil de realizar...)
Já tanta gente tinha falado do espaço e eu nunca tinha conseguido lá ir. Nestas mini férias, organizei o roteiro para ser o primeiro local a ser visitado. Tinha tanta expectativas e não ficaram defraudadas!!!
O espaço é fantástico! Ali o mundo gira à volta do pão! As pessoas são super atenciosas, no meio de pessoal do museu, mercearia, restaurante, bar sempre fomos atendidos com um sorriso! E que diferença que faz... E que bem que sabe!
Como é que funciona? Paga-se 16,50 € por pessoa (há valores diferentes para crianças) e tem-se ao dispor: buffet de entradas, buffet de pão, 2 pratos quentes (feitos com pão) e buffet de sobremesas. As bebidas são todas à parte, café inclusive.
É preciso levar muita fome para conseguir provar de tudo... Para terem uma ideia no buffet de entradas podem experimentar: sopa, moelas, peixinhos da horta, ovos verdes (fiquei fã), pataniscas, meia desfeita de bacalhau (muito saborosa), salada de feijão frade com atum (apetitosa), cogumelos com bacon (os favoritos do meu pai), salada de orelha (para quem gosta), azeitonas, presunto fatiado, paio fatiado (com sabor serrano), salada diversa (alface, tomate, cenoura e couve roxa) e por agora é o que me lembro...
Nos pratos quentes fomos brindados por pescada com broa e gambas com puré de cenoura e batata (que delícia!!!) e na carne, lombo com migas de feijão (não sei se era de já estar a ficar cheia, não me soube tão bem como a pescada, não que estivesse mau - não sei se me entendem). Para ajudar a digerir, acompanhamos a refeição com Quinta de Cabriz, tinto.
As sobremesas não ficam nada atrás... temos a parte da fruta e a parte dos doces. Na fruta não deixem de experimentar o ananás com molho de Vinho do Porto! Nos doces é obrigatório o leite creme (divinal!), os pudins (há mais que um, todos fantásticos), arroz doce, torta de laranja e mousse de chocolate (super caseira). Como se não bastasse ainda nos brindam com queijo da serra amanteigado e curado (que maravilha!) e uma bela marmelada caseira!
Depois disto tudo, o melhor é usufruir ao máximo do espaço e da paisagem antes de pegar no carro e voltar à estrada!
É melhor reservar mesa para não ter dissabores...
Para quem é apreciador de pão (e não só!):
Museu do Pão
Quinta Fonte do Marrão
6270 Seia
Tel.: 238 310 760
GPS latitude:40,41988 longitude: 7,69728