quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Feira do Queijo de Serpa

Vai realizar-se nos dias 26 a 28 de Fevereiro, em Serpa, a IX Feira do Queijo do Alentejo.

O evento tem lugar no Pavilhão de Feiras e Exposições e tem um programa diversificado.

Adoro queijo, por isso parece-me um bom local para visitar. Esperemos que o S. Pedro ajude e esteja bem disposto para nos dar bom tempo para o fim de semana.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cozido ao Domingo

Podia ser um programa de culinária mas não, trata-se apenas da especialidade do Restaurante: A Lebre, perto de Loures.

Mais uma vez foi um restaurante recomendado pelo colega F., que é um óptimo garfo!

O restaurante tem comida típica alentejana e ao Domingo faz o chamado "Cozido à Casa". Resolvi juntar o meu grupo de amigos e marcar para as 12h30m (conselho do dono para garantir mesa), convém fazer reserva porque o espaço não é muito grande.


À nossa espera já tínhamos uns belos queijinhos, azeitonas (disseram que estavam boas - não gosto!), um belo pão macio e cheio de miolo e uma espécie de torresmos típicos (nem toda a gente aderiu a esta entrada).

A ementa traz a fotografia dos pratos e confesso que é deveras tentador - muito mau para quem é guloso e indeciso - mas já que iamos pelo cozido, veio Cozido para todos.


Era ver a mesa cheia de travessas, uma com couves, nabo, batatas e cenoura. Outra com as carnes e os enchidos. Outra de arroz. E ainda outra com feijão branco.

Claro está que o prato era pequeno para tudo!!! Estava tudo muito bem confeccionado, apetitoso e apaladado! Ainda comi uma farinheira preta que nunca tinha provado/visto, mas que é uma delícia, não fosse eu louca por farinheira!
O pessoal estava com tanta vontade de comer que me esqueci de tirar fotos para elucidar as minhas palavras... Mas vinguei-me nas sobremesas!!! :)

Para acompanhar esta bela refeição, escolhemos Vinho Tinto Monte da Cal 2007 - Vinho Regional Alentejano, que entrou em harmonia com o manjar! Também veio um Jarro de Sangria preta para a mesa - dizem que estava boa mas não provei.

Depois da luta com a refeição principal ainda houve lugar às sobremesas, como não podia deixar de ser! Aqui também ninguém ficou defraudado...
Um malaico (com maçã assada, leite condensado, claras em castelo) divinal:

A típica encharcada (que belos fios de ovos!!!) muito tentadora:


Leite creme queimado na altura:

Doce de frutos silvestres com iogurte natural (o menos calórico):


Para terminar, pedimos o café e é-nos oferecido duas aguardentes caseiras: uma de noz e outra de hortelã! Provámos e acho que ajudou na digestão, pelo menos não fiquei com azia!

O dono, veio ter connosco à mesa, saber como tinha corrido e informou-nos que às sextas há Tenor e aos Sábados Karaoke!


Certamente um restaurante para voltar, fomos muito bem atendidos, pagamos cerca de € 14/pax, e queremos experimentar os pratos alentejanos que passavam para as outras mesas e tinham um aspecto tentador!!!

Queria salientar que foi o primeiro encontro com uma criança presente e correu muito bem, portaram-se bem tanto a criança como os adultos!!!

Obrigada a todos os comensais e comecem já a pensar no próximo sítio!...

Para quem gosta de comida alentejana e/ou Cozido:

Restaurante A Lebre

R. Liberdade 52-A

A-das-Lebres

Santo Antão do Tojal - Loures

Tel.: 966 858 328

Nota: Não tem Multibanco

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Serenata em Coimbra


As minhas idas regulares a Coimbra permitiram-me conhecer um pouco mais da gastronomia e recordar sítios já visitados.
Este restaurante foi o caso, já lá tinha ido e tinha ficado com uma agradável impressão. Desta vez, ao entrar, reparei que algo estava diferente e pensei que tudo tinha mudado e podia não ser tão bom... mas não! Houve alterações na decoração, o espaço está muito típico mas a comida continua muito boa! Falo do Restaurante: O Serenata, que tem um atendimento muito agradável e gente a comer de todas as nacionalidades.

Começamos com uma entrada de Salada de Marisco, muito bem apaladada e bem servida!

Depois escolhemos Chanfana - que por acaso era o prato do dia - e Polvo à Lagareiro. As doses vêm bem servidas e o paladar é fantástico! O Polvo vem com batatas a murro e couve a acompanhar e é uma delícia. A Chanfana também estava boa, a carne bem temperada e macia, com uma batata cozida muito saborosa.



Para regar o jantar bebemos Casa de Santar Branco - bem fresquinho! Que bela refeição!

Se passarem por cá, o dificil vai ser escolher o prato, pois vimos passar um churrascão na telha que ficou debaixo de olho para a próxima vez...

O restaurante fica no centro histórico, pelo que recomendo estacionarem num dos parques existentes e irem a pé! No fim, pode servir de pretexto, e dêm uma volta pelas ruas ou o parque para ver o rio, que vale a pena!

Fica-se bem comido e o preço médio é de € 14,50/pax.

Para quem for a Coimbra:
Restaurante O Serenata
Largo da Sota, 6 e 7
3000-449 Coimbra
Tel.: 239 826 729
Tlm.: 912 525 294

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Pins

Ainda não tinha falado da minha colecção de pins. Falha minha!


Além de gostar de experimentar Restaurantes também gosto de conhecer locais e ir coleccionando os respectivos pins.

Devo ter começado com a Expo 98 a juntar uns quantos. Depois achei que era uma recordação relativamente fácil de encontrar e em conta, tanto para eu comprar, como se algum amigo simpático queira trazer de recuerdo! E não é que eu até tenho muitos amigos simpáticos!!!

Por isso, fui juntando numa caixinha até ter oportunidade de os "expor" e arranjei a solução dos mapas e cortiça e cá estão eles!

Mapa de Portugal:



Europa:


Como tinha já uns quantos de Espanha, resolvi ter um mapa próprio:


Os outros mapas têm tão poucos que nem vou publicar...
Aproveito para alertar o Turismo e as Camâras de Portugal que às vezes é missão impossível ter acesso a um pin em certas regiões de Portugal... o que lamento.
Agradeço publicamente a quem não se esquece de mim e da minha pequena colecção!
Por isso, se até têm alguns por casa e não sabem o que lhes fazer eu aceito!!! :)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Escolha de Restaurante

Recebi este texto e achei engraçado... e como acho que tem tudo a ver... quem sabe daqui a uns anos não se passa o mesmo:

"Um grupo de amigos de 40 anos discutiam e discutiam para escolher o restaurante onde iriam encontrar-se para jantar.

Finalmente decidiram-se pelo Restaurante Tropical porque as empregadas usavam mini-saias e blusas muito decotadas.

10 anos mais tarde, aos 50 anos, o grupo reuniu-se novamente e mais uma vez discutiram e discutiram para escolher o restaurante.

Finalmente decidiram-se pelo Restaurante Tropical porque a comida era muito boa a havia uma óptima selecção de vinhos.

10 anos mais tarde, aos 60 anos, o grupo reuniu-se novamente e mais uma vez discutiram e discutiram para escolher o restaurante.

Finalmente decidiram-se pelo Restaurante Tropical porque ali podiam comer em paz e sossego e havia sala de fumadores.

10 anos mais tarde, aos 70 anos, o grupo reuniu-se novamente e mais uma vez discutiram e discutiram para escolher o restaurante.

Finalmente decidiram-se pelo Restaurante Tropical porque lá havia uma rampa para cadeiras de rodas e até um pequeno elevador.

10 anos mais tarde, aos 80 anos, o grupo reuniu-se novamente e mais uma vez discutiram e discutiram para escolher o restaurante.

Finalmente decidiram-se pelo Restaurante Tropical. Todos acharam que era uma grande ideia porque nunca lá tinham estado antes."

Nota: Pode-se aplicar tudo excepto a parte das mini-saias... :) Até agora não encontrei nenhum Restaurante Tropical...

Carnaval Loures

Para mim Carnaval é no Brasil, com muito calor! Ou quando era mais nova e me mascarava! Ou gostava de ter a oportunidade de ir ao Carnaval de Veneza...

Mas para quem quiser ver o Carnaval de perto, a Câmara de Loures, organizou um programa para miúdos e graúdos!

No dia 12 de Fevereiro, entre as 10h30 e as 12h00, pode assistir ao Desfile de Carnaval Infantil, na Rua da República, feito pelas escolas da freguesia.

Nos dias 14 e 16 de Fevereiro, pelas 15h00, pode assistir ao Carnaval Saloio, pelas ruas de Loures, onde vão desfilar 15 carros alusivos ao tema "Ecologia".

O cartaz promete, a animação vai ser muita.

Mais informação aqui.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Coreto de Carnide

Objectivo para 2010: conhecer novos BONS restaurantes para não ir sempre aos mesmos e ter material para o blog! :)

Desta feita, fomos no Sábado passado ao Coreto de Carnide, porque tinha tirado um flyer na BTL e o menú prometia! Além disso, ofereciam um aperitivo a quem o levasse e assim foi...

Apercebi-me que naquele largo há um aglomerado de restaurantes, o que se torna díficil de estacionar mas não impossível!

Não desistam por isso, pois o restaurante foi renovado recentemente e tem um ar bastante acolhedor, o empregado de mesa foi simpático, a ementa promete e vale a pena!


De entrada escolhemos os Cogumelos na Brasa com Queijo - só de pensar até dá água na boca! -isto porque é uma conjugação de duas coisas que adoro: cogumelos e queijo! E estava tão bom, nunca tinha provado asim os cogumelos...


Para refeição principal, cada um escolheu o seu prato e veio para a mesa: Polvo no Fogo com Castanhas (uma versão de Polvo à Lagareiro com a diferença de ter Castanhas e ser acompanhado de Couves, o polvo estava muito tenro - muito bom!), Açorda de Gambas com Coentros (e que cheirinho que deitava! são mesmo gambas e tem um sabor muito bom) e Misto de Porco Preto (vem um misto de carnes grelhadas, super tenras e apetitosas com batata frita e couve cozida e um belo molho para acompanhar).

Para ficar em beleza, bebemos Vinho Tinto Esteva da Casa Ferreirinha que nunca nos deixa ficar mal!

Claro que não podiam faltar as sobremesas! Escolhemos Pudim Abade de Priscos (adorei!), Barriga de Frade (com ovos e amêndoa gratinado no forno) e Farófias (não comento porque deve ser dos poucos doces que não gosto).

Isto tudo deu € 22/pax, o que não me parece mal!

Como o espaço não é muito grande, aconselho reserva!

Para quem gosta de boa comida:
Restaurante O Coreto de Carnide
Rua Neves Costa, 57
1600 Lisboa
Tel.: 21 715 23 72

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Vai-se Andando!...

A peça do José Pedro Gomes, com encenação de António Feio, está em cena no Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa, de Terça a Sábado às 22h e aos Domingos às 17h.

Primeiro há que falar da sala, pois ainda não tinha ido assistir a nenhum espectáculo no Auditório dos Oceanos. Embora a decoração não seja tão deslumbrante como é o Salão Preto & Prata do Casino do Estoril, tem o seu charme e as cadeiras são super confortáveis.

Depois não pensem que por ser uma peça de uma pessoa só que vai ser aborrecido, longe disso! O José Pedro Gomes é um grande actor e o tempo voa sem se dar por isso!

Por último, há que elogiar os textos que realmente estão fantásticos! Focam bem o típico português e algumas situações que se vive no nosso Cantinho à Beira-Mar!

Por isso recomendo vivamente para quem quiser passar um bom momento. Mas não demorem muito tempo a decidir porque acaba dia 14 de Fevereiro!

ARCO Lisboa 2018

Se forem espreitar a ARCO Lisboa na Cordoaria Nacional aproveitem o que foi pensado para as crianças: