segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cozido ao Domingo

Podia ser um programa de culinária mas não, trata-se apenas da especialidade do Restaurante: A Lebre, perto de Loures.

Mais uma vez foi um restaurante recomendado pelo colega F., que é um óptimo garfo!

O restaurante tem comida típica alentejana e ao Domingo faz o chamado "Cozido à Casa". Resolvi juntar o meu grupo de amigos e marcar para as 12h30m (conselho do dono para garantir mesa), convém fazer reserva porque o espaço não é muito grande.


À nossa espera já tínhamos uns belos queijinhos, azeitonas (disseram que estavam boas - não gosto!), um belo pão macio e cheio de miolo e uma espécie de torresmos típicos (nem toda a gente aderiu a esta entrada).

A ementa traz a fotografia dos pratos e confesso que é deveras tentador - muito mau para quem é guloso e indeciso - mas já que iamos pelo cozido, veio Cozido para todos.


Era ver a mesa cheia de travessas, uma com couves, nabo, batatas e cenoura. Outra com as carnes e os enchidos. Outra de arroz. E ainda outra com feijão branco.

Claro está que o prato era pequeno para tudo!!! Estava tudo muito bem confeccionado, apetitoso e apaladado! Ainda comi uma farinheira preta que nunca tinha provado/visto, mas que é uma delícia, não fosse eu louca por farinheira!
O pessoal estava com tanta vontade de comer que me esqueci de tirar fotos para elucidar as minhas palavras... Mas vinguei-me nas sobremesas!!! :)

Para acompanhar esta bela refeição, escolhemos Vinho Tinto Monte da Cal 2007 - Vinho Regional Alentejano, que entrou em harmonia com o manjar! Também veio um Jarro de Sangria preta para a mesa - dizem que estava boa mas não provei.

Depois da luta com a refeição principal ainda houve lugar às sobremesas, como não podia deixar de ser! Aqui também ninguém ficou defraudado...
Um malaico (com maçã assada, leite condensado, claras em castelo) divinal:

A típica encharcada (que belos fios de ovos!!!) muito tentadora:


Leite creme queimado na altura:

Doce de frutos silvestres com iogurte natural (o menos calórico):


Para terminar, pedimos o café e é-nos oferecido duas aguardentes caseiras: uma de noz e outra de hortelã! Provámos e acho que ajudou na digestão, pelo menos não fiquei com azia!

O dono, veio ter connosco à mesa, saber como tinha corrido e informou-nos que às sextas há Tenor e aos Sábados Karaoke!


Certamente um restaurante para voltar, fomos muito bem atendidos, pagamos cerca de € 14/pax, e queremos experimentar os pratos alentejanos que passavam para as outras mesas e tinham um aspecto tentador!!!

Queria salientar que foi o primeiro encontro com uma criança presente e correu muito bem, portaram-se bem tanto a criança como os adultos!!!

Obrigada a todos os comensais e comecem já a pensar no próximo sítio!...

Para quem gosta de comida alentejana e/ou Cozido:

Restaurante A Lebre

R. Liberdade 52-A

A-das-Lebres

Santo Antão do Tojal - Loures

Tel.: 966 858 328

Nota: Não tem Multibanco

3 comentários:

AS disse...

Bem, as sobremesas...até fiquei com água na boca.Agora marchavam.
Os digestivos fizeram-me logo pensar naqueles medronhos super mega bons que provamos lá na casa do colega F. e que a colega F. levou. Agora também marchavam :)
Beijocas

Anónimo disse...

Arrependi-me de não ter comido a sobremesa "Malaico"... fica para a próxima yummmie yummmie!
Sónia

Espiral Doce disse...

AS,

Sabes que também me lembrei disso?

Belos medronhos... :)

ARCO Lisboa 2018

Se forem espreitar a ARCO Lisboa na Cordoaria Nacional aproveitem o que foi pensado para as crianças: