Este ano, o jantar de Natal dos amigos foi na Adega das Gravatas, em Carnide. Foi sugestão duns colegas meus, apreciadores dum bom prato.
E que bela escolha, não concordam?
Digamos que a reserva foi complicada mas valeu o esforço! O restaurante está decorado com gravatas (tal como o nome indica) e já foi uma tasca com pipas e tudo, agora o restaurante tem várias salas, todas com gravatas penduradas - no tecto e nas paredes - algumas recentes, outras bastante antigas e tudo o ferta dos clientes...
Além da decoração original, tem muitas mais valias: a qualidade da comida, o atendimento, a carta de vinhos e o preço.
Ao chegar à mesa, esta estava recheada de pratos de entrada: havia salada de polvo, mexilhões de vinagrete (?), camarão cozido e presunto serrano, o que deu logo uma boa impressão e deu para matar o ratito do tardio da hora.
Depois no prato principal, a escolha recaiu entre Açorda de Gambas (e que gambas!), Naco na Pedra (super tenro) e o Polvo à Lagareiro (super macio). As doses vêm bem servidas e se não comem muito o melhor é pedir uma Açorda para 2 ou se estão de dieta não peçam o Naco!
Para acompanhar a comida tinhamos pedido uma sangria para as entradas mas confesso que não gostámos e optámos por vinho: Quinta de Cabriz Tinto e Dona Ermelinda, a outra ala pediu vinho verde Casal Garcia.
Para terminar em beleza, as sobremesas não ficaram nada atrás! Desde o requeijão com doce de abóbora, ao fondue de frutas e ao FANTÁSTICO bolo de chocolate foi tudo muito guloso!
Pensei que me ia assustar na altura de pagar, mas uma média de € 22/pax parece-me muito acessível para o que se comeu!
Além de ter sido uma óptima refeição, foi também um bom convívio, pois tivemos o prazer da companhia da minha amiga I., que depois de muitas tentativas lá nos conseguimos juntar todos!
Por isso, foi 5 estrelas! :)
Para quem gosta de "gravatas":
Adega das Gravatas
Travessa do Pregoeiro, 15
Carnide
1600-587 Lisboa
Tel.: 21 714 36 22